Sou alguém apaixonado pelo aprender e pela busca do bem viver e que cultiva, no cotidiano, o dom da paz inquieta de Jesus. Sim, como nos ensinou Pedro Casaldáliga, a paz que não nos deixa em paz e que nos faz criativos no amar e no servir…

Sou mineiro de Tombos, teólogo leigo, discípulo de Jesus, educador comprometido com a busca de novo humanismo, fundado na cultura do cuidado, da aproximação, da acolhida dialógica, da justiça inclusiva e da hospitalidade fratersororal. Engajado nas lutas pela igual cidadania e defesa do direitos fundamentais, desde e junto com os pobres, oprimidos/as e excluídos/as, deseja participar da construção diária de outra humanidade possível e necessária. Sou casado com Andréa Guimarães, desde março de 2002, e pai de Maria Fernanda, desde janeiro de 2015. Membro do grupo Emaús e da Comunidade Bremen.

Doutor em Ciências da Religião pela PUC Minas, orientado pelo prof. Roberlei Panasiewicz; mestre em Teologia da Práxis Cristã pela FAJE, orientado pelo prof. dr. João Batista Libanio; licenciado em Filosofia pela UFMG; graduado em Filosofia (1991) e Teologia (1994) pela FAJE. Professor do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas (2007-…) e do Mestrado Profissional em Teologia Prática. Assessor das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base e da Comissão para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso do Regional Leste 2 da CNBB. Membro do CONIC — Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e da atual diretoria da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.

Algumas publicações: com João Batista Libanio, Linguagens sobre Jesus. As linguagens das juventudes e da libertação (Paulus, 2013); organizei com Denise de Castro Pereira e contribui com um capítulo, Mineração e sociedade: Abordagens multidisciplinares sobre os desafios e urgências da tragédia da Bacia do Rio Doce (Editora PUC Minas, 2016); escrevi com Tânia Dias Jordão e Paulo Sérgio Soares, A vida dos santos (Loyola, 2016); contribui com um capítulo no livro A pastoral numa Igreja em saída (Loyola, 2018); contribui com um capítulo no livro CEBs, Igreja em saída (ISER Assessoria/ CNBB, 2018); contribui com um capítulo no livro Fermento sal e luz: Leigos em “saída missionária” (Editora O Lutador/ 2019); escrevi com Tânia Dias Jordão e Paulo Sérgio Soares, Trinta invocações de amor a Maria, a mãe de Jesus (Loyola, 2020), organizei com Marcelo Barros e Emerson Sbardelotti e contribui com um capítulo no livro 50 anos de Teologias da Libertação. Memória, revisão, perspectivas e desafios. (Recriar, 2022); escrevi Poemas Orações. Para o cultivo da fé cristã adulta e o seguimento de Jesus a partir do Evangelho de Lucas. (Editora Pluralidades/ 2022). No momento, estou escrevendo o segundo volume de Poemas Orações, inspiradas pelo Evangelho de Mateus.

Meu blog pessoal: poemasoracoes.com.br

Meu contato: ednmbg@gmail.com